Atividade 1
Manuel Bandeira é um grande poeta brasileiro. Você já leu alguma obra dele?
O poema que se encontra apresentado a seguir fala da impressão que uma
namorada causa em seu namorado. O que será que diz?
Converse com seus colegas e professor sobre isso e, depois, leia o
poema.
NAMORADOS (Manuel Bandeira)
O rapaz chegou-se para junto da moça e disse:
- Antônia, ainda não me acostumei com o seu
corpo, com a sua cara.
A moça olhou de lado e esperou.
- Você não sabe quando a gente é criança e de repente vê
uma lagartixa listada?
A moça se lembrava: ‑ A gente fica olhando…
A meninice brincou de novo nos olhos dela.
O rapaz prosseguiu com muita doçura:
- Antônia, você parece uma lagartixa listada.
A moça arregalou os olhos, fez exclamações.
O rapaz concluiu:
- Antônia, você é engraçada! Você parece louca.
(BANDEIRA, Manuel. Estrela da Vida Inteira. Rio de Janeiro:Livraria José Olympio Editora, 1979.)
Mariana e Eduardo também leram esse poema. Veja o que acharam dele.
“Eu achei um poema engraçado... como é que se pode achar alguém parecido com uma lagarta? Deve ser porque a namorada era alta e desengonçada! Ou então porque ainda não tinha virado borboleta... ah... já sei... ela devia ser engraçada porque ainda era adolescente, mas ia ficar uma moça linda...! Que nem a lagarta que vira borboleta...”
(Mariana, 10 anos)
“Esse poema fala de uma coisa que acontece, às vezes, com a gente: a gente vê uma coisa e não consegue tirar os olhos e não sabe bem por quê... só sabe que gosta... É como o namorado... e como eu quando li esse poema... Ele é estranho, assim, simples, mas tem alguma coisa de bonito...”
(Edivaldo, 11 anos)
E você? Qual a sua opinião sobre o poema? Concorda com Mariana? Com Eduardo? Com os dois? Com nenhum deles?
Converse com seus colegas e professor sobre isso.
Escreva no caderno seu comentário.
Atividade 2: Estudando palavras do poema e ampliando repertório
Vamos estudar duas palavras que foram utilizadas no poema que você acabou de ler: meninice e disse.
Antes de qualquer coisa, reflita: o que significa meninice? Veja as possibilidades abaixo e converse com seu colega sobre quais sentidos seriam mais adequados para o poema:
a) significa que a namorada fez uma brincadeira de menina;
b) significa que, apesar de a namorada ser moça, naquela hora ela pareceu
criança;
c) significa que ela se lembrou de uma situação que viveu quando era
criança.
Agora, vamos pensar sobre a forma como essas palavras foram escritas.
Você deve ter percebido que, quando as falamos, ambas as palavras terminam com o mesmo som. Mas, quando as escrevemos, utilizamos letras diferentes,não é mesmo? Por que será?
Leia as palavras a seguir e, depois, organize dois grupos: Palavras escritas
com ISSE e palavras escritas com ICE.
mesmice - fugisse - tolice – doidice – fingisse – partisse – meninice – caretice – burrice - meiguice – chatice – saísse – visse – ouvisse – risse – velhice.
Junto a seu colega, analise: além de serem escritas da mesma forma, o que as palavras de cada grupo têm em comum?Uma pista dizer = disse
Atividade 2: Estudando palavras do poema e ampliando repertório
Vamos estudar duas palavras que foram utilizadas no poema que você acabou de ler: meninice e disse.
Antes de qualquer coisa, reflita: o que significa meninice? Veja as possibilidades abaixo e converse com seu colega sobre quais sentidos seriam mais adequados para o poema:
a) significa que a namorada fez uma brincadeira de menina;
b) significa que, apesar de a namorada ser moça, naquela hora ela pareceu
criança;
c) significa que ela se lembrou de uma situação que viveu quando era
criança.
Agora, vamos pensar sobre a forma como essas palavras foram escritas.
Você deve ter percebido que, quando as falamos, ambas as palavras terminam com o mesmo som. Mas, quando as escrevemos, utilizamos letras diferentes,não é mesmo? Por que será?
Leia as palavras a seguir e, depois, organize dois grupos: Palavras escritas
com ISSE e palavras escritas com ICE.
mesmice - fugisse - tolice – doidice – fingisse – partisse – meninice – caretice – burrice - meiguice – chatice – saísse – visse – ouvisse – risse – velhice.
Junto a seu colega, analise: além de serem escritas da mesma forma, o que as palavras de cada grupo têm em comum?Uma pista dizer = disse
Manuel Bandeira é um grande poeta brasileiro. Você já leu alguma obra dele?
O poema que se encontra apresentado a seguir fala da impressão que uma
namorada causa em seu namorado. O que será que diz?
Converse com seus colegas e professor sobre isso e, depois, leia o
poema.
NAMORADOS (Manuel Bandeira)
O rapaz chegou-se para junto da moça e disse:
- Antônia, ainda não me acostumei com o seu
corpo, com a sua cara.
A moça olhou de lado e esperou.
- Você não sabe quando a gente é criança e de repente vê
uma lagartixa listada?
A moça se lembrava: ‑ A gente fica olhando…
A meninice brincou de novo nos olhos dela.
O rapaz prosseguiu com muita doçura:
- Antônia, você parece uma lagartixa listada.
A moça arregalou os olhos, fez exclamações.
O rapaz concluiu:
- Antônia, você é engraçada! Você parece louca.
(BANDEIRA, Manuel. Estrela da Vida Inteira. Rio de Janeiro:Livraria José Olympio Editora, 1979.)
Mariana e Eduardo também leram esse poema. Veja o que acharam dele.
“Eu achei um poema engraçado... como é que se pode achar alguém parecido com uma lagarta? Deve ser porque a namorada era alta e desengonçada! Ou então porque ainda não tinha virado borboleta... ah... já sei... ela devia ser engraçada porque ainda era adolescente, mas ia ficar uma moça linda...! Que nem a lagarta que vira borboleta...”
(Mariana, 10 anos)
“Esse poema fala de uma coisa que acontece, às vezes, com a gente: a gente vê uma coisa e não consegue tirar os olhos e não sabe bem por quê... só sabe que gosta... É como o namorado... e como eu quando li esse poema... Ele é estranho, assim, simples, mas tem alguma coisa de bonito...”
(Edivaldo, 11 anos)
E você? Qual a sua opinião sobre o poema? Concorda com Mariana? Com Eduardo? Com os dois? Com nenhum deles?
Converse com seus colegas e professor sobre isso.
Escreva no caderno seu comentário.
Atividade 2: Estudando palavras do poema e ampliando repertório
Vamos estudar duas palavras que foram utilizadas no poema que você acabou de ler: meninice e disse.
Antes de qualquer coisa, reflita: o que significa meninice? Veja as possibilidades abaixo e converse com seu colega sobre quais sentidos seriam mais adequados para o poema:
a) significa que a namorada fez uma brincadeira de menina;
b) significa que, apesar de a namorada ser moça, naquela hora ela pareceu
criança;
c) significa que ela se lembrou de uma situação que viveu quando era
criança.
Agora, vamos pensar sobre a forma como essas palavras foram escritas.
Você deve ter percebido que, quando as falamos, ambas as palavras terminam com o mesmo som. Mas, quando as escrevemos, utilizamos letras diferentes,não é mesmo? Por que será?
Leia as palavras a seguir e, depois, organize dois grupos: Palavras escritas
com ISSE e palavras escritas com ICE.
mesmice - fugisse - tolice – doidice – fingisse – partisse – meninice – caretice – burrice - meiguice – chatice – saísse – visse – ouvisse – risse – velhice.
Junto a seu colega, analise: além de serem escritas da mesma forma, o que as palavras de cada grupo têm em comum?Uma pista dizer = disse
Atividade 2: Estudando palavras do poema e ampliando repertório
Vamos estudar duas palavras que foram utilizadas no poema que você acabou de ler: meninice e disse.
Antes de qualquer coisa, reflita: o que significa meninice? Veja as possibilidades abaixo e converse com seu colega sobre quais sentidos seriam mais adequados para o poema:
a) significa que a namorada fez uma brincadeira de menina;
b) significa que, apesar de a namorada ser moça, naquela hora ela pareceu
criança;
c) significa que ela se lembrou de uma situação que viveu quando era
criança.
Agora, vamos pensar sobre a forma como essas palavras foram escritas.
Você deve ter percebido que, quando as falamos, ambas as palavras terminam com o mesmo som. Mas, quando as escrevemos, utilizamos letras diferentes,não é mesmo? Por que será?
Leia as palavras a seguir e, depois, organize dois grupos: Palavras escritas
com ISSE e palavras escritas com ICE.
mesmice - fugisse - tolice – doidice – fingisse – partisse – meninice – caretice – burrice - meiguice – chatice – saísse – visse – ouvisse – risse – velhice.
Junto a seu colega, analise: além de serem escritas da mesma forma, o que as palavras de cada grupo têm em comum?Uma pista dizer = disse
Nenhum comentário:
Postar um comentário