segunda-feira, 12 de julho de 2010

Fonte: Jornal O Globo, Globinho, 14 de março de 2009.

Habilidades

• Reconhecer a leitura de textos verbais como possibilidade de

acesso a diferentes conteúdos.

• Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que

constroem a narrativa.

Orientações para o professor

Antes de dar início às atividades propostas na aula, converse

com os alunos sobre o que farão. A conversa inicial tem como objetivo

contextualizar o que será lido, a fim de que os alunos possam

antecipar idéias e obter informações que irão auxiliar sua

compreensão.

Nesse momento, seu papel é organizar as idéias levantadas por

eles, além de transmitir novas informações e sistematizar os

conhecimentos que eles forem demonstrando.

Leia o texto para/com os alunos.

Em seguida, questione-os sobre a possibilidade de identificar no

texto:

onde foi escrito;

• para quem foi escrito;

por que (ou para que) o escreveu.

Durante a análise dos itens listados acima, é importante que os

alunos saibam que ao escrever temos, por algum motivo, a intenção de

estabelecer um contato com alguém, neste caso dando uma

informação.

O texto que aparece nessa atividade estabelece esse diálogo à

distância com os interlocutores (leitores), pois apresenta as “marcas”

dessa relação entre os sujeitos.

Ao ler a reportagem para o aluno, você professor o ajudará a

perceber sua estrutura: a apresentação, o desenvolvimento e o

desfecho.

1 . O texto foi tirado de um jornal e tem a finalidade de:

( ) fazer rir

( ) fazer chorar

( ) dar informação

2. De quem a reportagem fala quando diz que O Fenômeno está de volta?

3. Marque a informação que o texto traz:

( ) Ronaldinho joga pelo Corinthians.

( ) Ronaldinho parou de jogar.

( ) Ronaldinho joga pelo Flamengo.

4 O que significa a expressão fora de forma que aparece no texto ?

5. Procure no dicionário o significado da palavra alambrado e escreva na linha abaixo:

6. Por que parte da grade se quebrou?



Nenhum comentário:

Postar um comentário