Fonte: Jornal O Globo, Globinho, 14 de março de 2009.
Habilidades
• Reconhecer a leitura de textos verbais como possibilidade de
acesso a diferentes conteúdos.
• Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que
constroem a narrativa.
Orientações para o professor
Antes de dar início às atividades propostas na aula, converse
com os alunos sobre o que farão. A conversa inicial tem como objetivo
contextualizar o que será lido, a fim de que os alunos possam
antecipar idéias e obter informações que irão auxiliar sua
compreensão.
Nesse momento, seu papel é organizar as idéias levantadas por
eles, além de transmitir novas informações e sistematizar os
conhecimentos que eles forem demonstrando.
Leia o texto para/com os alunos.
Em seguida, questione-os sobre a possibilidade de identificar no
texto:
• onde foi escrito;
• para quem foi escrito;
• por que (ou para que) o escreveu.
Durante a análise dos itens listados acima, é importante que os
alunos saibam que ao escrever temos, por algum motivo, a intenção de
estabelecer um contato com alguém, neste caso dando uma
informação.
O texto que aparece nessa atividade estabelece esse diálogo à
distância com os interlocutores (leitores), pois apresenta as “marcas”
dessa relação entre os sujeitos.
Ao ler a reportagem para o aluno, você professor o ajudará a
perceber sua estrutura: a apresentação, o desenvolvimento e o
desfecho.
1 . O texto foi tirado de um jornal e tem a finalidade de:
( ) fazer rir
( ) fazer chorar
( ) dar informação
2. De quem a reportagem fala quando diz que O Fenômeno está de volta?
3. Marque a informação que o texto traz:
( ) Ronaldinho joga pelo Corinthians.
( ) Ronaldinho parou de jogar.
( ) Ronaldinho joga pelo Flamengo.
4 O que significa a expressão fora de forma que aparece no texto ?
5. Procure no dicionário o significado da palavra alambrado e escreva na linha abaixo:
6. Por que parte da grade se quebrou?
Nenhum comentário:
Postar um comentário