Habilidades:
• Localizar informações explicitas em um texto.
Orientações para o professor:
Antes de iniciar a atividade, transcreva o texto na lousa; leia-o
para os alunos.
Em seguida, questione-os sobre a possibilidade de identificar no
texto:
● quem o escreveu;
● para quem o escreveu;
● por que (ou para que) o escreveu.
■ Depois, peça que marquem no texto transcrito na lousa (quadro)
onde podemos encontrar essas informações.
Durante a análise dos itens listados acima, é importante que os
alunos saibam que ao escrever temos, por algum motivo, a
intenção de estabelecer um contato com alguém que não se
encontra em nossa presença: para lhe contar, propor, perguntar,
informar alguma coisa.
Suzano, 07/06/2010
Mamãe,
eu quero falar com você
sobre a minha festinha
de aniversário.
Um beijo carinhoso.
Marina
Após a leitura do texto, você saberia dizer
■ quem o escreveu? _____________________________
■ para quem ele foi escrito?________________________
■ por que foi escrito?_____________________________
■ qual o assunto do texto?______________________
■ de que forma este texto chega para quem está sendo escrito?________
Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
O que significa no texto o verso destacado?
___________________________________________________
1. Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
A expressão grifada transmite a ideia de:
( ) tempo
( ) local
( ) maneira
2. Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão!
A quem se refere a palavra grifada?
_________________________________________________
3. Releia o texto e marque a alternativa correta:
( ) O menino comprou o porquinho-da-índia.
( ) O menino achou o porquinho-da-índia.
( ) O menino perdeu o porquinho-da-índia.
( ) O menino ganhou o porquinho-da-índia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário