segunda-feira, 12 de julho de 2010

Informações explícitas

Habilidades:

Localizar informações explicitas em um texto.

Orientações para o professor:

Antes de iniciar a atividade, transcreva o texto na lousa; leia-o

para os alunos.

Em seguida, questione-os sobre a possibilidade de identificar no

texto:

quem o escreveu;

● para quem o escreveu;

por que (ou para que) o escreveu.

■ Depois, peça que marquem no texto transcrito na lousa (quadro)

onde podemos encontrar essas informações.

Durante a análise dos itens listados acima, é importante que os

alunos saibam que ao escrever temos, por algum motivo, a

intenção de estabelecer um contato com alguém que não se

encontra em nossa presença: para lhe contar, propor, perguntar,

informar alguma coisa.

Suzano, 07/06/2010

Mamãe,

eu quero falar com você

sobre a minha festinha

de aniversário.

Um beijo carinhoso.

Marina

Após a leitura do texto, você saberia dizer

■ quem o escreveu? _____________________________

■ para quem ele foi escrito?________________________

■ por que foi escrito?_____________________________

■ qual o assunto do texto?______________________

■ de que forma este texto chega para quem está sendo escrito?________

Por quê? _______________________

Quando eu tinha seis anos

Ganhei um porquinho-da-índia.

Que dor de coração me dava

Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!

O que significa no texto o verso destacado?

___________________________________________________

1. Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!

A expressão grifada transmite a ideia de:

( ) tempo

( ) local

( ) maneira

2. Ele não gostava:

Queria era estar debaixo do fogão!

A quem se refere a palavra grifada?

_________________________________________________

3. Releia o texto e marque a alternativa correta:

( ) O menino comprou o porquinho-da-índia.

( ) O menino achou o porquinho-da-índia.

( ) O menino perdeu o porquinho-da-índia.

( ) O menino ganhou o porquinho-da-índia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário