segunda-feira, 12 de julho de 2010

Atirei o pau no gato

Habilidades:
* Localizar a informação principal no texto;
* Identificar os diferentes pontos de vista em texto de um mesmo
gênero e que tratam do mesmo tema.
Orientações para o professor
Após a leitura, peça aos alunos para comentarem os textos.
É importante que eles conversem, troquem idéias e impressões sobre o
texto; discutam a adequação ou não do título dado; identifiquem o
recurso utilizado pelo autor para produzir o ritmo pretendido.
Chame a atenção para o ritmo e a sonoridade dos poemas. No 2, por
exemplo, explore as rimas de final de verso como: gato, rato, chato; a
seleção de palavras que apresentam proximidade sonora em seu final:
atirei, pau, morreu, pegou, tentei... Esses recursos dão ritmo e
sonoridade ao poema.

Texto 1
Acidente
Atirei um pau no gato
mas o gato
não morreu,
porque o pau pegou
no rato
que eu tentei salvar
do gato
e o rato
(que chato)
foi que morreu.
PAES, José Paulo. Olha o Bicho

Texto 2
ATIREI O PAU NO GATO
ATIREI UM PAU NO GATO-TO
MAS O GATO-TO
NÃO MORREU REU-REU.
DONA CHICA-CA
ADMIROU-SE-SE
DO BERRO
DO BERRO
QUE O GATO DEU
Compreensão do texto
• Converse com seus colegas sobre os textos.
• De que texto você gostou mais? Por quê? ____________
• De que tratam os textos? ______________________
• O que aconteceu no texto 1? E no texto 2? ____________
• No texto 1, quem levou a pior? E no texto 2? ____________
• Leia novamente os textos. Depois, selecione as informações comuns aos
dois textos e separe as novas informações presentes no segundo texto.
• Leia novamente o 7º verso do texto 2. Por que você acha que os
parênteses foram usados?____________
• Lendo o texto é possível saber o que é chato? ___________
• Por que você acha que o título do texto é Acidente? _____________
• Leia novamente o texto, observando as palavras em destaque
Atirei um pau no gato
mas o gato
não morreu,
porque o pau pegou no rato
que eu tentei salvar do gato
e o rato
(que chato)
foi que morreu.
• O que há em comum entre as palavras rato, gato e chato? _________
• Por que, em lugar de chato, o autor não escreveu, por exemplo, (que
pena)? __________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário