Habilidades
• Inferir informações implícitas no texto.
• Identificar e relacionar adequadamente os mecanismos
textuais.
A poesia é um dos gêneros discursivos que você poderá
trabalhar com seus alunos. Observe que, brincando com as palavras,
o texto fala de conquista e desacertos.
Aproveite esta atividade para trabalhar com seus alunos o
desenvolvimento da expressão oral e as habilidades apontadas
acima.
Você pode propor a construção de uma coletânea de poesia,
para isso visite a sala de leitura com sua turma, permita que seus
alunos manuseiem os livros, escolha os autores e as poesias que
mais gostarem.
Aproveite para organizá-las em ordem alfabética.
Porquinho-da-Índia
Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele prá sala
Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas . .
— O meu porquinho-da-índia foi minha primeira namorada.
Manuel Bandeira
Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho, nasceu em Recife, no dia 19 de abril de 1886
e morreu no Rio de Janeiro, em 13 de outubro de 1968, foi um poeta, crítico literário e de
arte, professor de literatura e tradutor brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário