domingo, 4 de novembro de 2012

Doce de Leite. hum...



Há várias histórias que contam como surgiu o doce de leite, uma delas sugere que foi criado por volta de 1829, na Argentina. Porém, há outros países que também disputam o crédito pela criação, como por exemplo, as ilhas ibéricas, Antilhas, China, Índia entre outros. O que é de comum acordo dentre todas as histórias, é que nelas o local tem abundancia em produção de leite.


Na história argentina fala de uma fazenda em Cañuelas, do então governador de Buenos Aires, Juan Manoel de Rosas, no dia em que ia assinar um tratado de paz com seu inimigo político o General Juan Lavalle, onde houve um descuido da criada de Rosas, que vendo o Sr. Lavalle adentrando à residência do seu patrão que não estava no momento, e indo deitar em seu leito, considerou um disparate e foi chamar aos guardas.


Contudo, quando Rosas chegou em casa, pediu desculpas ao Lavalle e não ficou chateado com sua ação, pedindo à criada que os servisse o chá da tarde. Quando a criada retornou à cozinha, onde havia deixado o leite com açúcar para esquentar um pouco, percebeu que deixou-o assim por muito tempo, porém seu cheiro era agradável e sua textura cremosa. Diz-se que antes de levar ao chefe, um soldado passou o dedo no doce, e  fez comentários ótimos à respeito. Quando levou ao Rosas, este aprovou o "acidente" e dividiu com seu convidado o doce.


Vamos então aprender a fazer este delicioso "acidente"?

Ingredientes:


2 litros de leite
4 xícaras de açúcar, ou 750g


Modo de Preparo:


Leve o leite ao fogo e acrescente o açúcar. Misture sem parar até ferver, depois vá mexendo de 1 em 1 minuto até obter a consistência desejada


Fácil não é? Que tal aprender outra forma de fazer o mesmo doce?



Receita do Doce de Leite com Leite Condensado


Ingredientes:


1 lata de leite condensado


Modo de Preparo:


Colocar a lata de leite condensado (sem abrir) dentro de uma panela de pressão. Coloque água na panela até cobrir a lata. Deixe no fogo médio por 30 a 40 minutos, após esse período, desligue o fogo e deixe a panela descansando.
Abra lata e o doce estará pronto. 
Mais fácil ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário