Professora
responsável: Rosa Maria da Silva
Professora
colaboradora: Maria Aparecida dos Santos Rodrigues
Alunos
atendidos: alunos do 5º ano ”A” que apresentam dificuldade de aprendizagem
Duração:
Durante o ano letivo
Justificativa:
Diante das
dificuldades de aprendizagem apresentadas por alguns alunos percebe-se a
necessidade de um trabalho diferenciado com os mesmos para torná-los sujeitos
de sua aprendizagem.
Ao
verificar a dificuldade dos alunos para analisar, interpretar, formular,
resolver situações-problema bem como as técnicas que envolvem as quatro
operações, serão elaboradas atividades que possam desenvolver habilidades e
competências para ampliar o conhecimento dos mesmos, através da interdisciplinaridade.
Objetivo:
Desenvolver a competência leitora e escritora bem como
habilidades referentes a resolução de problemas e cálculos.
Desenvolvimento:
Leitura e
interpretação de textos diversos;
Produção de pequenos textos;
Observar a segmentação entre as palavras no texto;
Observar os sinais de pontuação;
Interpretação,análise e resolução de problemas;
Produção de pequenos textos;
Observar a segmentação entre as palavras no texto;
Observar os sinais de pontuação;
Interpretação,análise e resolução de problemas;
Comparar
informações;
Ditado de
números;
Interpretação
de tabelas e gráficos;
Técnicas
operatórias.
Produto final:
Livro com
coletânea de re-escritas.
Elaboração e
resolução de problemas envolvendo os campos aditivos e multiplicativos.
Referèncias bibliográficas:
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - 4ª série
PIAGET, Jean. O julgamento moral na criança. SP, Ed.
Mestre Jou, 1977.
LERNER, Delia, A autonomia do leitor, uma análise didática,
Projeto – Revista de Educação, nº 06, de maio/2002, Ed. Projeto.
FREIRE, Madalena
(org.). Grupo – Indivíduo, saber e
parceria: malhas do conhecimento. SP, Espaço Pedagógico, 2003.
Curiosidade
Você sabia…
... O
Proailurus cujo nome significa " gato que apareceu cedo " pois
acredita-se que ele é o " gato
" mais antigo que se conhece e dele se originaram todos os atuais felinos,
era do tamanho de um gato doméstico, com um rabo longo e membros esbeltos,
viveu há 38 milhões de anos atrás durante o Eoceno, caçando pequenos animais
como roedores, lagartos e peixes, sua unhas já começavam a ser retráteis e
acredita-se que o Proailurus já possuía grande agilidade para subir em árvores.
Dados do Mamífero:
Nome: Proailurus
Época: Eoceno
Local em que Viveu: Ásia
Peso: Cerca de 20 quilos
Tamanho: 90 centímetros de comprimento
Alimentação: Carnívora
Nome: Proailurus
Época: Eoceno
Local em que Viveu: Ásia
Peso: Cerca de 20 quilos
Tamanho: 90 centímetros de comprimento
Alimentação: Carnívora
Atividades
1.
Circule no texto
o significado da palavra proailurus.
2.
Pinte no texto a
palavra gato.
3.
Retire do texto
os animais que o Proailurus costumava caçar.
_____________________________________________________
4.
Represente no
QVL 38 milhões.
CLASSE DOS MILHÕES
|
CLASSE DOS MILHARES
|
CLASSE DAS UNIDADES SIMPLES
|
||||||
9ª ORDEM |
8ª ORDEM |
7ª ORDEM |
6ª ORDEM |
5ª ORDEM |
4ª ORDEM |
3ª ORDEM |
2ª ORDEM |
1ª ORDEM |
5.
Qual o
comprimento do Proailurus?
_____________________________________________________
6.
Se o peso de um
Proailurus era cerca de 20 quilos, calcule qual seria o peso de 3 deles.
Características
dos gatos
O gato é um mamífero que pode
viver de 15 a 39 anos. Com eles, sua casa vai ficar livre de ratos, baratas e outros
animais, que os gatos se encarregam de eliminá-los, tendo, além disso, uma vida
livre, mas sempre voltando para o seu lar. Não precisam tomar banho, pois os
gatos possuem a língua áspera, como os demais felinos, que serve para fazer sua
limpeza completa.
Muito importante também é
ressaltar que aquele "ronquinho" que o gato dá não é asma, como
algumas pessoas imaginam. Aquele "ronquinho" (às vezes bem alto) nada
mais é do que a forma de o gato se expressar, assim como o cachorro balança o
rabo mostrando que está satisfeito com a presença do dono.
Atividades
1.
Acrósticos
G______________________________
A______________________________
T______________________________
O______________________________
F_______________________________
E_______________________________
L_______________________________
I_______________________________
N______________________________
O______________________________
S_______________________________
2.
ESCOLHA TRÊS DAS PALAVRAS QUE VOCÊ ESCREVEU E
CRIE FRASES
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
3.
SE UM GATO TEM 4 PATAS, QUANTAS PATAS TERÃO
2 GATOS________________________
5 GATOS________________________
8 GATOS________________________
4.
UM GATO VIVEU 18 ANOS. OUTRO GATO, VIVEU 22 ANOS.
QUANTOS ANOS VIVERAM OS DOIS GATOS JUNTOS?
5.
TENHO 18 PEIXES E QUERO DISTRIBUÍ-LOS IGUALMENTE
PARA 3 GATOS. QUANTOS PEIXES RECEBERÁ CADA GATO?
Projeto em andamento