segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Jogo para Sala de Aula - Trilha da Divisão


Trilha da Divisão 

Jogo para desenvolver estratégias de cálculo mental para a resolução de operações de divisão e a reconhecer em quais situações teremos ou não resto  e qual é o resto em cada uma das divisões.

Jogo em dupla, necessitando de um tabuleiro para a trilha e cartas com  algumas divisões, com a meta de ser o primeiro a alcançar a “CHEGADA”.

Regras:

  1. Embaralhe as cartas com as faces voltadas para baixo. 
  2. Cada jogador sorteia uma carta na sua vez, resolve a divisão e recoloca a carta no monte.
  3. O jogador avança na trilha casa a casa  a partir do resto das divisões que fizer. Se um jogador cair na mesma casa que seu oponente, ele deve voltar duas casas. Se o resto for zero, fica onde está até sortear uma carta que lhe permita avançar.

Jogo Adivinhe a Multiplicação



 
Organização da classe: em trio

Recursos necessário: Todas as cartas do baralho, exceto damas, reis e valetes.

Meta: Conseguir juntar maior pares possível.

Peça a algum aluno para ler as regras do jogo

Regras:

1- Esse é um jogo para trios, havendo dois jogadores r um juiz. Os alunos decidem quem será o juiz.
2- O juiz embaralha e dá a metade das cartas para cada jogador. Nenhum jogador vê as cartas que tem.
3- Os dois jogadores que receberem as cartas sentam-se um em frente do outro, cada um segurando seu monte de cartas viradas para baixo. O terceiro jogador fica de frente para os dois jogadores, de modo que possa ver o rosto dos dois.
4- A um sinal do juiz, os dois jogadores pegam a carta de cima de seus respectivos montes e falam “Adivinhe”, segurando-as perto de seus rostos de maneira que possam ver somente a carta do adversário.
5- O juiz usa os dois números à mostra e diz o produto. Cada jogador tenta deduzir o número da própria carta apenas olhando a carta do adversário e conhecendo o produto falado pelo juiz. Por exemplo, um jogador viu um 6, e o outro viu um 5 e o produto dito pelo juiz foi 30. O jogador, para levar as duas cartas, deve dizer 6 e 5 ou 5 e 6.
6- O jogador que disser primeiro o número o número das duas cartas fica com elas.
7- O jogo acaba quando as cartas acabarem.
8- Ganha o jogador que tiver mais pares de cartas no final do jogo.

No jogo os alunos aprendem a relacionar os fatores da multiplicação ao produto entre eles, desenvolvem estratégias de cálculo mental e podem refletir melhor a respeito do seu desempenho no conhecimento das tabuadas de multiplicação.
Utilize o jogo inicialmente sem informar antes os seus alunos, deixando que eles percebam suas próprias dificuldades com a tabuada. Propõe a seguir um novo jogo, já previamente avisado, ressaltando o tempo disponível que terão para estudar a tabuada.
Solicite que façam uma avaliação do jogo, anotando as maiores dificuldades.


Fonte: Cadernos de Mathema
            Jogos de matemática de 1º ao 5º ano
            Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Patrícia Cândido



quarta-feira, 27 de julho de 2011