Nome da Parlenda: Pé de cachimbo
Competências Leitura; produção textual; oralidade;
Objetivos Ler a parlenda com entonação de voz;
Perceber as palavras que rimam;
Identificar e ler palavras e frases;
Escrever palavras relacionadas à parlenda;
Ilustrar a parlenda de forma criativa;
Relacionar figura e ilustração;
Reescrever a parlenda;
Organizar frases do texto.
Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística) (Anexar Acompanhar a leitura juntamente com a professora;
Ler coletivamente e individualmente o texto;
Desenhar cada parte da parlenda;
Ditado: a professora ditará palavras apresentadas no texto e a criança deverá identificá-la e pintá-la; Pintar as palavras que rimam no texto;
Recortar e colar nas lacunas, as palavras que completam as frases;
Montar texto fatiado;
Produção textual: reescrita da parlenda utilizando outro dia da semana;
Cruzadinha;
Escrita espontânea;
Escrever nomes de desenhos apresentados, referente à parlenda trabalhada;
Texto enigmático.
Sugestões de estratégias de outras áreas do conhecimento
Arte: confecção dos objetos encontrados no texto, com dobraduras: cachimbo, jarro, touro, gente.
(Sugestões de atividades retiradas da internet)
Vamos desenhar a Parlenda :
1-Hoje é domingo,
Pé de cachimbo.
2- O cachimbo é de barro,
Bate no jarro.
3- O jarro é de ouro,
Bate no touro.
4- O touro é valente,
Bate na gente.
5- A gente é fraco,
Cai no buraco.
6- O buraco é fundo,
Acabou-se o mundo.
Grife as palavras que a professora ditar.
Recorte e cole nas lacunas as palavras que completam as frases:
HOJE É DOMINGO HOJE É _____________________________
PÉ DE ______________________________
O CACHIMBO É DE____________________
BATE NO ___________________________
O JARRO É DE _______________________
BATE NO___________________________
O TOURO É_________________________
BATE NA ___________________________
A GENTE É _________________________
CAI NO ____________________________
O BURACO É ________________________
ACABOU-SE O _______________________
Recorte e monte o texto :
Reescrita coletiva, em dupla e individual
Competências Leitura; produção textual; oralidade;
Objetivos Ler a parlenda com entonação de voz;
Perceber as palavras que rimam;
Identificar e ler palavras e frases;
Escrever palavras relacionadas à parlenda;
Ilustrar a parlenda de forma criativa;
Relacionar figura e ilustração;
Reescrever a parlenda;
Organizar frases do texto.
Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística) (Anexar Acompanhar a leitura juntamente com a professora;
Ler coletivamente e individualmente o texto;
Desenhar cada parte da parlenda;
Ditado: a professora ditará palavras apresentadas no texto e a criança deverá identificá-la e pintá-la; Pintar as palavras que rimam no texto;
Recortar e colar nas lacunas, as palavras que completam as frases;
Montar texto fatiado;
Produção textual: reescrita da parlenda utilizando outro dia da semana;
Cruzadinha;
Escrita espontânea;
Escrever nomes de desenhos apresentados, referente à parlenda trabalhada;
Texto enigmático.
Sugestões de estratégias de outras áreas do conhecimento
Arte: confecção dos objetos encontrados no texto, com dobraduras: cachimbo, jarro, touro, gente.
(Sugestões de atividades retiradas da internet)
Vamos desenhar a Parlenda :
1-Hoje é domingo,
Pé de cachimbo.
2- O cachimbo é de barro,
Bate no jarro.
Bate no touro.
Bate na gente.
5- A gente é fraco,
Cai no buraco.
Acabou-se o mundo.
Grife as palavras que a professora ditar.
Recorte e cole nas lacunas as palavras que completam as frases:
HOJE É DOMINGO HOJE É _____________________________
PÉ DE ______________________________
O CACHIMBO É DE____________________
BATE NO ___________________________
O JARRO É DE _______________________
BATE NO___________________________
O TOURO É_________________________
BATE NA ___________________________
A GENTE É _________________________
CAI NO ____________________________
O BURACO É ________________________
ACABOU-SE O _______________________
DOMINGO
|
CACHIMBO
|
FRACO
|
VALENTE
|
OURO
|
BURACO
|
GENTE
|
TOURO
|
FUNDO
|
BARRO
|
JARRO
|
MUNDO
|
Recorte e monte o texto :
HOJE É DOMINGO,
|
HOJE É DOMINGO,
|
PÈ DE CACHIMBO
|
O CACHIMBO É DE
BARRO,
|
BATE NO JARRO.
|
O JARRO É DE OURO,
|
BATE NO TOURO.
|
O TOURO É VALENTE,
|
BATE NA GENTE.
|
A GENTE É FRACO,
|
CAI NO BURACO.
|
O BURACO É FUNDO,
|
ACABOU-SE O MUNDO.
|
Reescrita coletiva, em dupla e individual
Nenhum comentário:
Postar um comentário