terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Para aprender é preciso praticar muitas vezes de várias formas...




Sugestões para o trabalho a ser realizado com os alunos que revelaram em suas composições deficiências relativas à Organização de Idéias, à pontuação e a Ortografia.
I - Organização de Idéias:

a) Narrativas de histórias, passeios, viagens, etc.

b) Apreciação de gravuras (enumeração de elementos, descrição, histórias sugeridas pelas gravuras, etc.)

c) Excursões (Planejamento, execução, verificação - Aproveitamento de todas as situações que possam levar o aluno a expressar suas idéias, aquilo que observou, que lhe chamou atenção, que lhe despertou maior interesse, etc.)

d) Formação de sentenças:

1 - Com palavras apresentadas pelo professor;
2 - Com palavras escolhidas pelo aluno;
3 - Referentes a uma história lida ou ouvida;
4 - Referente a uma gravura.

e) Cópias de trechos escolhidos pelas crianças (em prosa e verso).

f) Leituras interpretativas.

g) Poesias e quadrinhas (recitativas - explicação pelo aluno, do conteúdo das mesmas.)

h) Relato de experiências realizadas nas aulas de estudos naturais (germinação, gravidade, etc.)

i) Preparação de notícias para o jornal de classe.

j) Avisos, recados, etc.

l) Jogos específicos.

II - Pontuação:

a) Cópias motivadas:

1 - de sentenças
2 - de pequenos textos

b) Leituras:

1 - de histórias
2 - de trechos interessantes escolhidos pelo professor
3 - de trechos escolhidos pelo aluno.

c) Apresentação de cartazes ilustrados e com sentenças ou contos devidamente pontuados (casas da pontuação ou estudo)

d) Formação de sentenças

e) Redação de avisos e ordens (Explicação prévia do professor referente à pontuação a ser usada)

f) Notícias para serem afixadas no quadro de avisos da classe

g) Ditado-exercício e ditado-prova

h) Trechos para pontuação (Exercícios).
III - Ortografia

a) Ditado-exercício

b) Leitura com observância das palavras cuja grafia a criança deve fixar

c) Cópias motivadas

d) Organização de cartazes com a relação das palavras cuja grafia esteja sendo objeto de estudo. Emprego dessas palavras em sentenças e ditados.

e) Auto-ditado

f) Ditado-prova

g) Jogos específicos.

Observação importante: Esta lista de forma alguma está completa; serve no entanto como um guia básico e dependendo da criatividade do professor, muitas outras situações poderão ser acrescentadas.

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