sábado, 29 de março de 2014

GELADINHO CREMOSO

   
Gelinho Sorvete
Ingredientes
Para os de frutas:
·         1 litro de água filtrada
·         2 xícaras de chá de açúcar
·         1 colher de sopa rasa de liga neutra
·         1 colher de sopa cheia de sabor para sorvete do sabor desejado (limão galego, maracujá, uva, abacaxi, goiaba, kiwi
Para os cremosos:
·         1 litro de leite integral
·         2 xícaras de chá de açúcar
·         1 colher de sopa rasa de liga neutra
·         1 colher de sopa cheia de sabor para sorvete do sabor desejado (coco, chocolate, milho verde, leite condensado, amendoim)
http://tdg.ibxk.com.br/images/layout/blank.gifMODO DE PREPARO
1.      Bata tudo no liquidificador por 4 minutos
2.     Deixe descansar por alguns minutos para que a espuma formada abaixe
3.     Use um funil e uma concha para encher os saquinhos
4.     Esta receita rende cerca de 15 saquinhos para gelinho
Informações Adicionais
·         Os ingredientes liga neutra e sabor para sorvete podem ser encontrados em lojas de produtos para festas ou atacadistas de doces. Para incrementar, acrescente coco ralado ao de coco, e paçoquinha ao de amendoim,fica uma delícia.

segunda-feira, 24 de março de 2014


domingo, 23 de março de 2014

O Galo e a Raposa


         
      No meio dos galhos de uma árvore bem alta um galo estava empoleirado e cantava a todo o volume. Sua voz esganiçada ecoava na floresta. Ouvindo aquele som tão conhecido, uma raposa que estava caçando se aproximou da árvore. Ao ver o galo lá no alto, a raposa começou a imaginar algum jeito de fazer o outro descer. Com a voz mais boazinha do mundo, cumprimentou o galo dizendo:
            __ Ó meu querido primo, por acaso você ficou sabendo da proclamação de paz e harmonia universal entre todos os tipos de bichos da terra, da água e do ar? Acabou essa história de ficar tentando agarrar os outros para comê-los. Agora vai ser tudo na base do amor e da amizade. Desça para a gente conversar com calma sobre as grandes novidades!
            O galo, que sabia que não dava para acreditar em nada do que a raposa dizia, fingiu que estava vendo uma coisa lá de longe. Curiosa, a raposa quis saber o que ele estava olhando com ar tão preocupado.
            __ Bem – disse o galo –, acho que estou vendo uma matilha de cães ali adiante.
            __ Nesse caso é melhor eu ir embora – disse a raposa.
            __ O que é isso, prima? – disse o galo. – Por favor, não vá ainda! Já estou descendo! Não vá me dizer que está com medo dos cachorros nesses tempos de paz?!
            __ Não, não é medo – disse a raposa –, mas ... e se eles ainda não estiverem sabendo da proclamação?

            Moral: Cuidado com as amizades repentinas.

            (Fábulas de Esopo. Trad. Heloísa Jahn. São Paulo. Companhia das Letrinhas. 1999, p.22)

Estrutura do Texto
 Que tipo de texto é esse? Justifique.
Interpretação do Texto

1 – Relacione:
( 1 ) Vilão da história
( 2 ) Problema que deixa o galo em situação difícil
( 3 ) Personagem principal
( 4 ) Atitude do Galo

(    ) O interesse da raposa em comer o galo
(    ) Galo
(    ) Raposa
(    ) A estratégia do galo para não ser comido pela raposa


2 – Coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:
(    )  O galo considera a raposa sua prima de verdade.
(    )  A raposa considera o galo seu primo de verdade.
(    )  O galo não acreditava na raposa.
(    )  A raposa acreditou no galo.

3 – Marque a alternativa correta em cada questão:
A raposa para tentar enganar o galo afirmou:
a – Todos temos que nos respeitar.
b – A partir de agora seremos todos os bichos, irmãos.
c – Só alguns é que podem se perseguir.
d – A guerra está proclamada.
                
4- A moral da fábula nos ensina:
a – Devemos ter amigos.
b – Devemos ter cuidado com as amizades que fazemos.
c – Devemos cuidar dos amigos que temos.
d – Devemos não nos preocupar em fazer amizades.

domingo, 9 de março de 2014

A rã que queria ser grande como o boi



Certa rã viu um boi e impressionou-se com seu belo porte. Envergonhada com seu minúsculo tamanho, pretendeu encher-se de ar, até igualar o tamanho do grande animal, objeto de sua admiração. 
Envaidecida, disse as suas companheiras: 
- Vejam, irmãs, estou ficando grande? Já igualei meu tamanho ao do boi? 
- Não! - responderam. 
- E agora? 
- Ainda não. 
- Agora, penso que consegui... 
- Ainda está muito longe! 
A rã, então, foi inflando-se, cada vez mais, até que sua pele, não mais resistindo, se arrebentou. 

Moral da Estória
mundo está cheio de gente assim. O escravo quer ser rei, o plebeu quer ser nobre, o pobre quer ser rico, e todos, as vezes, têm o mesmo fim da rã.

                                                                      Jean de La Fontaine

Sondagem

Nomeando as figuras

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Não mude seu modo de ser, insista

 

Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando de novo. O mestre tentou tirá-lo novamente e novamente o animal o picou. Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:
— Desculpe-me, mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo?
O mestre respondeu:
— A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.
Então, com a ajuda de uma folha o mestre tirou o escorpião da água e salvou sua vida.

Não mude sua natureza se alguém te faz algum mal; apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Preocupe-se mais com sua consciência do que com a sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, não é problema nosso... é problema deles.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

animais que vivem no Pantanal

Ao longo do Pantanal existe uma rica fauna composta por uma enorme quantidade de espécies de mamíferos, anfíbios, répteis, aves etc. Dentre os muitos animais presentes, os jacarés exercem um grande papel nesse ecossistema, pois são responsáveis por regular a quantidade de peixes, especialmente as piranhas, tendo em vista que são os maiores predadores dessa espécie.


Acessar sua lista de blogsOs jacarés exercem um papel fundamental em relação à regulação da quantidade de peixes no Pantanal.
Os jacarés exercem um papel fundamental em relação à regulação da quantidade de peixes no Pantanal.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Chapeuzinho Amarelo





Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.

Já não ria.
Em festa, não aparecia.
Não subia escada, nem descia.
Não estava resfriada, mas tossia.
Ouvia conto de fada, e estremecia.
Não brincava mais de nada, nem de amarelinha.

Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol, porque tinha medo da sombra.

Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava sopa pra não ensopar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pé com medo de cair.
Então vivia parada, deitada, mas sem dormir, com medo de pesadelo.
Era a Chapeuzinho Amarelo…


Chico Buarque. Chapeuzinho Amarelo.
Rio de Janeiro: José Olympio 1997.




Questões no modelo de Prova Brasil.
1 – Chapeuzinho Amarelo tinha muito medo. Assinale a alternativa em que todos os itens fazem parte de seu medo.
 a) Minhoca, sorvete, trovão
b) Sonho, pesadelo, bicicleta
c) Minhoca, trovão, pesadelo
d) Bicicleta, trovão, sorvete
2 – O texto trata de uma menina que:
a) brincava de amarelinha
b) gostava de festas
c) subia e descia escadas
d) tinha medo de tudo
3 – Chapeuzinho Amarelo ouvia conto de fada e estremecia. A palavra estremecia indica que Chapeuzinho Amarelo:
a) ficava resfriada com a história
b) não dormia pra não fazer xixi  na cama
c) tremia de medo com a história
d) dormia a noite inteira porque a história era boa
4 -  Hollanda, Chico Buarque de é:
a) o pai da Chapeuzinho Amarelo
b) o avô da Chapeuzinho Amarelo
c) o autor do texto
d) o leitor do texto

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Observando tabela

 Daniela, Mariana, Carlos, Alberto e Ana disputaram um jogo em duas rodadas.Observe a tabela com os pontos que cada um fez.


Daniela
Mariana
Alberto
Ana
Marcos

PONTOS
 78 
159 
110 
97
 126

1)De acordo com a tabela, responda:
a) Quem fez mais pontos?____________________________ 
b) Quem fez menos pontos?___________________________ 
c) Quem ganhou o jogo?________________________________
 d) Quem perdeu o jogo?________________________________
 2) Retire os números da tabela e escreva por extenso:

3) Coloque os pontos que as crianças fizeram em ordem   decrescente: _____________________________________________________________
 4) Escreva o nome das crianças que fizeram pontos  pares: __________________________________________________________________
Agora as que fizeram pontosímpares:__________________________________
5)Complete as seqüências:
a)68, ____, _____, ____, ____, _
___, ____, ____, ____, ____, 78
b)100, ____, _____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____,110
c)141, ____, _____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, 151

6)Coloque  em          ordinal:

4º  -   29º   -  7º -  28º -  16º-º30º-13º-11º