domingo, 8 de fevereiro de 2015

Projeto Carnaval



Justificativa:
Por sua natureza curiosa, a criança aprende muito sobre o mundo, fazendo questionamentos, ouvindo fatos e histórias relatados por seus familiares e também assistindo televisão, vídeos folheando revistas, e jornais. Através dessa interação vai formando suas ideias e conceitos sobre o mundo que a cerca.
Portanto, o tema Carnaval será  trabalhado na interdisciplinaridade visando ampliar o conhecimento da criança, porém  respeitando a individualidade e religiosidade  de cada uma.

Objetivo geral:
Através deste projeto, levar a criança a:
* Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, buscando informações e confrontando ideias.

Objetivos Específicos:
* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Trabalhar o raciocínio e a memória;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
* Trabalhar com sequência de numeração;
* Desenvolver a percepção usual do número;
* Trabalhar com psicomotricidade;
Conteúdos:
* texto sobre o Carnaval;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical
* Número e sistema de numeração

Estratégias:
*Música
* Poemas;
* Parlendas;
* Pesquisa;
* Dança,
* Desenho;
* Pintura;
* Festa de carnaval;
* Jogos diversos;
* Máscaras;
* Murais informativos;
* Atividades explorando a escrita de letras e números.

Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.

Duração: 1 semana.
Público alvo: alunos do 1º ano 

Desenvolvimento das atividades:
O projeto O carnaval do Brasil, pode ser desenvolvido através da sua história, com atividades específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser realizadas, com as crianças, atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação.
Explorar, também, a matemática com objetivo de desenvolver conceitos matemáticos. E cantar músicas de carnaval, pois é possível constatar que a maioria das crianças não conhece as músicas apresentadas, mas todas aprendem com facilidade.
É preciso, portanto, realizar momentos divertidos com muita música e dança.

Texto: O que é o carnaval
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

MÚSICAS:

Tanto  riso! Oh!
Quanta alegria!
Mais de mil palhaços no salão.
Arlequim está chorando
Pelo amor da Colombina
No meio da multidão!

Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero mamar.
Dá a chupeta,
Dá a chupeta,
Dá a chupeta,
Pro  bebê não chorar.





JOGOS:

Bingo:
Com cartelas individuais explorando palavras cada criança tem a oportunidade de jogar bingo.
Exemplo de palavras que podem ser exploradas:

·         Palhaço;
·         Alegria;
·         Salão;
·         Serpentina;
·         Colombina;
·         Fantasias;
·         Samba;
·         Máscara;
·         Desfile;
·         Mestre-sala;
·         Porta-bandeira;
·         Passista;
·         Bateria


PALHAÇO
ALEGRIA
SALÃO
SERPENTINA
COLOMBINA
FANTASIA

PALHAÇO
DESFILE
SALÃO
SERPENTINA
DESFILE
FANTASIA


PALHAÇO
ALEGRIA
SALÃO
SERPENTINA
COLOMBINA
BATERIA

PASSISTA
PORTA-BANDEIRA
SALÃO
SERPENTINA
COLOMBINA
MESTRE-SALA

MESTRE-SALA
PALHAÇO
DESFILE
COLOMBINA
BATERIA
ALEGRIA

ALEGRIA
DESFILE
COLOMBINA
SALÃO
FANTASIA
PALHAÇO

MESTRE-SALA
MESTRE-SALA
SERPENTINA
PALHAÇO
ALEGRIA
SALÃO

MESTRE-SALA
DESFILE
ALEGRIA
FANTASIA
SALÃO
DESFILE

SERPENTINA
BATERIA
MESTRE-SALA
DESFILE
PALHAÇO
SERPENTINA

ALEGRIA
SERPERNTINA
DESFILE
MESTRE-SALA
DESFILE
SALÃO

SALÃO
BATERIA
DESFILE
SERPENTINA
MESTRE-SALA
ALEGRIA

MÁSCARA
PALHAÇO
PASSISTA
DESFILE
MESTRE-SALA
SERPENTINA

MESTRE-SALA
BATERIA
PALHAÇO
FANTASIA
SALÃO
ALEGRIA

MESTRE-SALA
FANTASIA
SERPENTINA
COLOMBINA
ALEGRIA
MÁSCARA

MÁSCARA
SERPENTINA
SALÃO
PALHAÇO
BATERIA
MESTRE-SALA

ALEGRIA
PASSISTA
SAMBA
DESFILE
FANTASIA
PALHAÇO

MÁSCARA
BATERIA

COLOMBINA
PALHAÇO
SERPENTINA

DESFILE
ALEGRIA
SALÃO
MESTRE-SALA
SAMBA
SERPENTINA

BATERIA
PORTA-BANDEIRA
COLOMBINA
FANTASIA
PALHAÇO
SAMBA

SAMBA
SALÃO
SALÃO
SERPENTINA
MÁSCARA
MESTRE-SALA

MESTRE-SALA
PALHAÇO
BATERIA
PASSISTA
ALEGRIA
SERPENTINA

MESTRE-SALA
PASSISTA
ALEGRIA
SAMBA
SERPENTINA
BATERIA

SALÃO
COLOMBINA
PALHAÇO
DESFILE
MÁSCARA
SAMBA

SERPENTINA
PORTA-BANDEIRA
COLOMBINA
SALÃO
PALHAÇO
BATERIA

ALEGRIA
MESTRE-SALA
PORTA-BANDEIRA
MÁSCARA
BATERIA
SALÃO

DESFILE
BATERIA
MESTRE-SALA
PALHAÇO
SAMBA
SERPENTINA

BATERIA
SERPENTINA
PASSISTA
MESTRE-SALA
MÁSCARA
COLOMBINA

PASSISTA
MÁSCARA
DESFILE
SERPENTINA
PORTA-BANDEIRA
BATERIA

SAMBA
MÁSCARA
SERPENTINA
COLOMBINA
PASSISTA
ALEGRIA

SERPENTINA
MÁSCARA
PORTA-BANDEIRA
SAMBA
BATERIA
COLOMBINA








Máscaras:







Para colorir





quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Vamos calcular

domingo, 1 de fevereiro de 2015

PRIMEIRO DIA DE AULA

Brincadeiras, jogos e atividades

Se o primeiro dia de aula já é todo de expectativa para nós professores, imaginem para os nossos alunos!
Os alunos,têm a curiosidade de saber em qual classe ficarão, quais serão seus colegas, quem será sua professora, o que aprenderão, entre outras coisas.
Para contribuir e deixar este dia mais leve e agradável, devemos proporcionar algumas dinâmicas de integração entre os alunos e a professora.
Também é importante nesse dia , fazer os "combinados" com a turma - O que pode e o que não pode fazer na sala e escola; dessa forma, inicia o processo  de se trabalhar a expressão, organização e o respeito com a turma.

Abaixo postarei algumas dicas.
Boa sorte!
Bom ano Letivo para todos nós!



1. Meu nome é... 


Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.

2. DA CONFUSÃO À ORDEM


Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.

Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.


3. Brincadeira das bexigas


(Para animar os alunos e também para transmitir a eles a importância do trabalho em grupo)
Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
Quando todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.
No início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.
Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.



4.   Inventar Expressões Faciais
  
Faixa etária: de Ensino fundamental e secundário 

Apresentar às crianças uma situação para pô-las alegres. 
Por exemplo: Estamos na escola e de repente recebemos a notícia que naquele dia iremos todos juntos ao parque. Como manifestaremos nossa alegria? 
As crianças tem que nomear o maior número de expressões alegres( saltar, levantar os braços, aplaudir, sorrir.) Faça o mesmo com a tristeza ou outros sentimentos.

5. Espelho  (para integração dos alunos)

Faixa etária: ensino fundamental e secundário

Forma-se um círculo. 
Um aluno deverá se mover livremente, movimentando os braços, as pernas, fazendo caretas,etc., adotando posturas e atitudes que os demais possam imitar. 
Os outros alunos tem que seguir-lhe ao som de uma música. 
Quando este parar, os demais também devem parar. 
Se ele correr os outros também devem correr. 
A pessoa que devemos imitar também pode ficar girando devagar no centro do circulo para que todos os participantes  possam ver. 

O jogo para quando se perceber que o interesse da turma diminuiu.
Créditos : Associação Brasileira de Educação e Cultura



5. A Caixa Mágica

Definição: Trata-se de ir tirando diversas coisas de uma caixa, de forma imaginária. 

Objetivos: Estimular a imaginação e a capacidade gestual. 
Consignas de partida: De uma caixa mágica nós podemos tirar qualquer coisa. 

Desenvolvimento: 
1. As pessoas ficam ajoelhadas e colocam o rosto entre as pernas. O animador diz: "se abre a caixa e dela saem ... (por exemplo: motos). Todos os participantes imitam o objeto mencionado e faz o som e gestos correspondentes. Quando se diz: "fecha a caixa", todos voltam à posição inicial. A caixa abre de novo e sairá outros objetos: cachorro, borboletas, etc. 



6. ISSO É UM ABRAÇO

Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental e secundário 

Formamos um círculo fechado, bem sentados ou de pé. 
Se trata de repetir um movimento e uma frase, que propiciem a afetividade e o contato físico.
O jogo inicia quando um dos participantes se acerca ao que está à sua esquerda e o abraça dizendo: _"Isto é um abraço".
O que o houver recebido o devolve, dizendo:_"Um abraço".
De novo inicia o jogo e o primeiro participante, repetindo o abraço diz:_"Isto é um abraço. E o segundo passa o o abraço ao que está à sua esquerda e repete:_ "Isto é um abraço". O terceiro, que o recebe pela primeira vez, deve devolve-lo dizendo: _"Um abraço".
E o segundo se o devolve ao primeiro, repetindo:_"Um abraço".
Assim, se repete em cada vez: o abraço vai passando desde o primeiro dos participantes com a frase _"Isto é um abraço", e como uma onda. E volta para trás, até que alguém o receba pela primeira vez, e o devolve com a frase_ "Um abraço", até alcançar de novo o primeiro participante. 
Essa ação se repete cada vez até chegar ao último participante e voltar até o primeiro participante.
Fonte: ABEC

7. OS ANIMAIS NA CLASSE
Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental 

As crianças sentam-se em círculo na sala. 
Cada uma tem que escolher um nome de um animal. 
O professor narra uma história, que com frequência apareça o nome desses animais. 
Cada vez que se pronuncie um deles, o aluno que o haja escolhido tem que levantar-se e emitir o som que faz o seu animal. Por ex._ se o professor disser:"galo", o aluno que o tenha escolhido deverá imitá-lo: "Kikirikiki!" e assim por diante.
Fonte: ABEC



8. PINTINHOS 
  
Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental e secundário 


(propicia desinibição, porque exige contato físico e confiança no grupo) 
O grupo deve situar-se em círculo e fechar os olhos ( se quiser, a professora pode providenciar vendas paraos alunos, para facilitar, principalmente se os alunos forem pequenos ou imaturos), Não poderão abrí-los até que termine o jogo. 
A partir desse momento, todos os jogadores são pintinhos recém saídos do ovo e não podem ver , buscando a sua mamãe galinha. 
O professor fará saber a um deles que é a galinha, de forma que os demais não se inteirem disso.
Todos os pintinhos devem caminhar às cegas, imitando o andar dos pintinhos até tocar outro pintinho. 
Quando os jogadores se encontrarem devem piar para comprovar se encontraram com a galinha. 
Os pintinhos devem responder. 
A galinha se diferencia porque não pia. Portanto, quando alguém não lhes responder, deve abraçar com força a galinha e seguir andando unidos, e a partir desse momento permanecem calados. No final, todos os pintinhos podem abrir os olhos: como é de se esperar terminam abraçados e em silêncio.
Fonte: ABEC


9. "Abraços Musicais Cooperativos" 


Definição: Trata-se de saltar no ritmo da música, abraçando-se a um número progressivamente maior de companheiros até chegar a um grande abraço final. 
Objetivos: Favorecer o sentimento de grupo desde a chegada positiva de todos.
Material: Um aparelho de música ou um instrumento musical.
Ordem de partida: Ninguém deve ficar sem ser abraçado.

Desenvolvimento:
1. Uma música soa, os participantes começam a dançar; quando a música para, cada pessoa abraça a outra. A música continua, os participantes começam a dançar, se querem, podem dançar com o companheiro. Na seguinte vez que a música parar, se abraçam três pessoas. O abraço vai ficando cada vez maior até chegar a um grande abraço final.
Avaliação: O jogo tenta romper o possível ambiente de tensão que pode haver no princípio de uma sessão ou um primeiro encontro. Cada participante expressará como se sente e como viveu o jogo. 
Fonte: ABEC

10.  CORRENDO ATÉ O MURO
Faixa etária: para Ensino fundamental e secundário 

Para se correr até um muro com os olhos vendados deve-se ter muita confiança em não chocar-se nele. 
E se trata disso. O grupo se fica situado a uns passos adiante de um muro ou parede da classe ou de um ginásio. 
De um a um, cada jogador dever correr até o muro, com os olhos vendados, confiando em que o grupo e o professor ou professora detê-lo-ão antes de chocar-se com ele. 
As reações de cada participante são muito divertidas. 
O objetivo é do grupo impedir proteger o indivíduo, impedindo que ele se machuque.
Fonte: ABEC

11. Esconderijo Inglês

Faixa etária: para Ensino Fundamental e Secundário


Um dos jogadores fica virado para uma parede, escondendo sua cara e os demais jogadores a uns 20 metros de distância dele. 
Aquele que estiver com a cara virada para a parede grita: _" Um, dois, três, ao esconderijo inglês, sem mover as mãos, nem os pés" e se vira. 
Enquanto diz a frase, os demais jogadores devem avançar rapidamente, mas com cuidado, já que quando seu companheiro terminar de dizer "Um, dois, três, ao esconderijo inglês, sem mover as mãos, nem os pés" deverão ficar totalmente quietos. 
Se algum deles não o fizer e o companheiro perceber que se moveu este deverá retroceder e voltar até o início. 
O que conseguir chegar à meta será quem dirá agora : "Um, dois, três, ao esconderijo inglês, sem mover as mãos, nem os pés".

Fonte: ABEC

12.  Estimulando a A Pensar e se Comunicar

Faixa etária: para Ensino Infantil 

O professor diz uma palavra, qualquer coisa, melhor relacionada com as férias, e os alunos tem que dizer a primeira coisa que lhes vier na memória. 
Deixar correr a imaginação.
Fonte: ABEC

13. O que Fez?
Faixa etária: para Ensino Infantil e Fundamental

Na escola, um dos grandes temas para redação é: " O que você fez nas férias?".
Seu valor para conseguir que o(a) aluno(a) escreva sobre suas experiências pessoais é evidente. 
Deve-se incentivar para que os alunos falem de suas coisas mais pessoais.
As crianças sentam-se em círculo na classe e têm que recordar coisas sobre as férias, preferivelmente seguindo a ordem dos acontecimentos reais. 
Isso estimula a memória da criança, ajuda com que possa recordar os acontecimentos do passado.
Também faz com que deva buscar e encontrar as palavras para descrever o que se passou naquele período.
Fonte: ABEC
14. De Havana Veio um Barco Carregado De...

Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário


O professor pensa em uma família de animais, pessoas, comidas ou objetos. E diz aos seus alunos:" De Havana veio um barco carregado de... animais de quatro patas."
os alunos deverão ir dizendo, um por um, animais de quatro patas." 
Se algum aluno não souber dizer nenhum, perde a vez ou é eliminado do jogo, como queira. 
O nível de dificuldade pode variar dependendo da família. Por exemplo: no INFANTIL bastaria dizer:"de Havana veio um barco carregado de... animais.", no PRIMARIO: "de Havana veio um barco carregado de... verduras", e no SECUNDÃRIO:"De Havana veio um barco carregado de …personagens históricos."
Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário
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