domingo, 1 de fevereiro de 2015

PRIMEIRO DIA DE AULA

Brincadeiras, jogos e atividades

Se o primeiro dia de aula já é todo de expectativa para nós professores, imaginem para os nossos alunos!
Os alunos,têm a curiosidade de saber em qual classe ficarão, quais serão seus colegas, quem será sua professora, o que aprenderão, entre outras coisas.
Para contribuir e deixar este dia mais leve e agradável, devemos proporcionar algumas dinâmicas de integração entre os alunos e a professora.
Também é importante nesse dia , fazer os "combinados" com a turma - O que pode e o que não pode fazer na sala e escola; dessa forma, inicia o processo  de se trabalhar a expressão, organização e o respeito com a turma.

Abaixo postarei algumas dicas.
Boa sorte!
Bom ano Letivo para todos nós!



1. Meu nome é... 


Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.

2. DA CONFUSÃO À ORDEM


Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.

Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.


3. Brincadeira das bexigas


(Para animar os alunos e também para transmitir a eles a importância do trabalho em grupo)
Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
Quando todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.
No início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.
Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.



4.   Inventar Expressões Faciais
  
Faixa etária: de Ensino fundamental e secundário 

Apresentar às crianças uma situação para pô-las alegres. 
Por exemplo: Estamos na escola e de repente recebemos a notícia que naquele dia iremos todos juntos ao parque. Como manifestaremos nossa alegria? 
As crianças tem que nomear o maior número de expressões alegres( saltar, levantar os braços, aplaudir, sorrir.) Faça o mesmo com a tristeza ou outros sentimentos.

5. Espelho  (para integração dos alunos)

Faixa etária: ensino fundamental e secundário

Forma-se um círculo. 
Um aluno deverá se mover livremente, movimentando os braços, as pernas, fazendo caretas,etc., adotando posturas e atitudes que os demais possam imitar. 
Os outros alunos tem que seguir-lhe ao som de uma música. 
Quando este parar, os demais também devem parar. 
Se ele correr os outros também devem correr. 
A pessoa que devemos imitar também pode ficar girando devagar no centro do circulo para que todos os participantes  possam ver. 

O jogo para quando se perceber que o interesse da turma diminuiu.
Créditos : Associação Brasileira de Educação e Cultura



5. A Caixa Mágica

Definição: Trata-se de ir tirando diversas coisas de uma caixa, de forma imaginária. 

Objetivos: Estimular a imaginação e a capacidade gestual. 
Consignas de partida: De uma caixa mágica nós podemos tirar qualquer coisa. 

Desenvolvimento: 
1. As pessoas ficam ajoelhadas e colocam o rosto entre as pernas. O animador diz: "se abre a caixa e dela saem ... (por exemplo: motos). Todos os participantes imitam o objeto mencionado e faz o som e gestos correspondentes. Quando se diz: "fecha a caixa", todos voltam à posição inicial. A caixa abre de novo e sairá outros objetos: cachorro, borboletas, etc. 



6. ISSO É UM ABRAÇO

Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental e secundário 

Formamos um círculo fechado, bem sentados ou de pé. 
Se trata de repetir um movimento e uma frase, que propiciem a afetividade e o contato físico.
O jogo inicia quando um dos participantes se acerca ao que está à sua esquerda e o abraça dizendo: _"Isto é um abraço".
O que o houver recebido o devolve, dizendo:_"Um abraço".
De novo inicia o jogo e o primeiro participante, repetindo o abraço diz:_"Isto é um abraço. E o segundo passa o o abraço ao que está à sua esquerda e repete:_ "Isto é um abraço". O terceiro, que o recebe pela primeira vez, deve devolve-lo dizendo: _"Um abraço".
E o segundo se o devolve ao primeiro, repetindo:_"Um abraço".
Assim, se repete em cada vez: o abraço vai passando desde o primeiro dos participantes com a frase _"Isto é um abraço", e como uma onda. E volta para trás, até que alguém o receba pela primeira vez, e o devolve com a frase_ "Um abraço", até alcançar de novo o primeiro participante. 
Essa ação se repete cada vez até chegar ao último participante e voltar até o primeiro participante.
Fonte: ABEC

7. OS ANIMAIS NA CLASSE
Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental 

As crianças sentam-se em círculo na sala. 
Cada uma tem que escolher um nome de um animal. 
O professor narra uma história, que com frequência apareça o nome desses animais. 
Cada vez que se pronuncie um deles, o aluno que o haja escolhido tem que levantar-se e emitir o som que faz o seu animal. Por ex._ se o professor disser:"galo", o aluno que o tenha escolhido deverá imitá-lo: "Kikirikiki!" e assim por diante.
Fonte: ABEC



8. PINTINHOS 
  
Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental e secundário 


(propicia desinibição, porque exige contato físico e confiança no grupo) 
O grupo deve situar-se em círculo e fechar os olhos ( se quiser, a professora pode providenciar vendas paraos alunos, para facilitar, principalmente se os alunos forem pequenos ou imaturos), Não poderão abrí-los até que termine o jogo. 
A partir desse momento, todos os jogadores são pintinhos recém saídos do ovo e não podem ver , buscando a sua mamãe galinha. 
O professor fará saber a um deles que é a galinha, de forma que os demais não se inteirem disso.
Todos os pintinhos devem caminhar às cegas, imitando o andar dos pintinhos até tocar outro pintinho. 
Quando os jogadores se encontrarem devem piar para comprovar se encontraram com a galinha. 
Os pintinhos devem responder. 
A galinha se diferencia porque não pia. Portanto, quando alguém não lhes responder, deve abraçar com força a galinha e seguir andando unidos, e a partir desse momento permanecem calados. No final, todos os pintinhos podem abrir os olhos: como é de se esperar terminam abraçados e em silêncio.
Fonte: ABEC


9. "Abraços Musicais Cooperativos" 


Definição: Trata-se de saltar no ritmo da música, abraçando-se a um número progressivamente maior de companheiros até chegar a um grande abraço final. 
Objetivos: Favorecer o sentimento de grupo desde a chegada positiva de todos.
Material: Um aparelho de música ou um instrumento musical.
Ordem de partida: Ninguém deve ficar sem ser abraçado.

Desenvolvimento:
1. Uma música soa, os participantes começam a dançar; quando a música para, cada pessoa abraça a outra. A música continua, os participantes começam a dançar, se querem, podem dançar com o companheiro. Na seguinte vez que a música parar, se abraçam três pessoas. O abraço vai ficando cada vez maior até chegar a um grande abraço final.
Avaliação: O jogo tenta romper o possível ambiente de tensão que pode haver no princípio de uma sessão ou um primeiro encontro. Cada participante expressará como se sente e como viveu o jogo. 
Fonte: ABEC

10.  CORRENDO ATÉ O MURO
Faixa etária: para Ensino fundamental e secundário 

Para se correr até um muro com os olhos vendados deve-se ter muita confiança em não chocar-se nele. 
E se trata disso. O grupo se fica situado a uns passos adiante de um muro ou parede da classe ou de um ginásio. 
De um a um, cada jogador dever correr até o muro, com os olhos vendados, confiando em que o grupo e o professor ou professora detê-lo-ão antes de chocar-se com ele. 
As reações de cada participante são muito divertidas. 
O objetivo é do grupo impedir proteger o indivíduo, impedindo que ele se machuque.
Fonte: ABEC

11. Esconderijo Inglês

Faixa etária: para Ensino Fundamental e Secundário


Um dos jogadores fica virado para uma parede, escondendo sua cara e os demais jogadores a uns 20 metros de distância dele. 
Aquele que estiver com a cara virada para a parede grita: _" Um, dois, três, ao esconderijo inglês, sem mover as mãos, nem os pés" e se vira. 
Enquanto diz a frase, os demais jogadores devem avançar rapidamente, mas com cuidado, já que quando seu companheiro terminar de dizer "Um, dois, três, ao esconderijo inglês, sem mover as mãos, nem os pés" deverão ficar totalmente quietos. 
Se algum deles não o fizer e o companheiro perceber que se moveu este deverá retroceder e voltar até o início. 
O que conseguir chegar à meta será quem dirá agora : "Um, dois, três, ao esconderijo inglês, sem mover as mãos, nem os pés".

Fonte: ABEC

12.  Estimulando a A Pensar e se Comunicar

Faixa etária: para Ensino Infantil 

O professor diz uma palavra, qualquer coisa, melhor relacionada com as férias, e os alunos tem que dizer a primeira coisa que lhes vier na memória. 
Deixar correr a imaginação.
Fonte: ABEC

13. O que Fez?
Faixa etária: para Ensino Infantil e Fundamental

Na escola, um dos grandes temas para redação é: " O que você fez nas férias?".
Seu valor para conseguir que o(a) aluno(a) escreva sobre suas experiências pessoais é evidente. 
Deve-se incentivar para que os alunos falem de suas coisas mais pessoais.
As crianças sentam-se em círculo na classe e têm que recordar coisas sobre as férias, preferivelmente seguindo a ordem dos acontecimentos reais. 
Isso estimula a memória da criança, ajuda com que possa recordar os acontecimentos do passado.
Também faz com que deva buscar e encontrar as palavras para descrever o que se passou naquele período.
Fonte: ABEC
14. De Havana Veio um Barco Carregado De...

Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário


O professor pensa em uma família de animais, pessoas, comidas ou objetos. E diz aos seus alunos:" De Havana veio um barco carregado de... animais de quatro patas."
os alunos deverão ir dizendo, um por um, animais de quatro patas." 
Se algum aluno não souber dizer nenhum, perde a vez ou é eliminado do jogo, como queira. 
O nível de dificuldade pode variar dependendo da família. Por exemplo: no INFANTIL bastaria dizer:"de Havana veio um barco carregado de... animais.", no PRIMARIO: "de Havana veio um barco carregado de... verduras", e no SECUNDÃRIO:"De Havana veio um barco carregado de …personagens históricos."
Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário
créditos http://vivianepatrice.blogspot.com.br/2010/01/no-primeiro-dia-de-aulaatividades.html;  http://eduqueetransforme.blogspot.com.br/

domingo, 21 de setembro de 2014

A incapacidade de ser verdadeiro

Sapos,rãs e pererecas

Procura-se



Tirinha

Texto jornalístico




Feira do livro de Ribeirão Preto é a maior do estado

               A 5ª feira nacional do livro de Ribeirão Preto,  que começa hoje e vai até o dia 18, deverá reunir cerca de 300 escritores no centro do município do interior paulista. O evento é um dos maiores do país e a meta da organização é repetir os números de 2004: cerca de 290 mil visitantes e venda de 342 mil livros. Como neste ano São Paulo não teve a sua bienal internacional, a feira de Ribeirão Preto, uma das maiores do mundo a céu aberto, torna-se a maior do estado  um dos destaques desse ano é a presença da escritora Nélida Piñon, a  primeira brasileira a ganhar o prêmio Príncipe das Astúrias das letras. Ela estará no salão de  ideias no domingo , dia 11, às 19 horas, no anfiteatro da biblioteca Padre Euclides.
                A feira começa oficialmente hoje, às 19 horas,  e estará aberta nos demais dias das 9 às 21horas, nas praças XV de novembro e Carlos Gomes. A patrona deste ano é Lucília Junqueira de Almeida Prado e as homenagens serão para o estado de Pernambuco e para a Espanha.  A escritora Clarice Lispector, que completaria 85 anos de nascimento este ano, também será homenageada.

O Estado de S. Paulo. São Paulo,9seet 2005.  Caderno 2. P. D4.






,
1.       Este texto é:
(a)    Informativo          (b) Literário   ( c ) Jornalístco      (d)  biográfico  

2.       O patrono da 5ª  Feira Nacional do Livro e:
(a)    Clarice Lispector        (b)  Carlos Gomes
(b)   Lucília Junqueira de Almeida Prado     (d) Padre Euclides

3.       No trecho “ o evento  é um dos maiores do país”, o termo destacado refere-se:
(a)    À Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
(b)   Á  5ª feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.
(c)    Ao estado de Pernambuco e Espanha.
(d)   Ao   prêmio Príncipe das Astúrias das letras.

4.       Das alternativas abaixo quela que indica uma opinião é:
(a)    “A feira começa oficialmentehoje,  às 19 horas”.
(b)   “A 5ª feira deve reunir cerca de 300 esritores”.
(c)    “Á  5ª feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto vai até i dia 18”.
(d)   “ A escritora Nélida Piñon estará no salão de ideias no domingo”.

5.       Esta notícia foi retirada do jornal:
(a)    Vale Paraibano     (b)  Folha de S. Paulo

(b)   O Estado de S. Paulo      (d)  Gazeta Mercantil

domingo, 3 de agosto de 2014

Problemas no campo aditivo e multiplicativo

Resolva os problemas abaixo
1. Um livro tem 394 paginas, Fernando já leu 156. Quantas páginas ele ainda precisa ler para terminar seu livro?
 2. Quando Amanda nasceu a mãe dela tinha 29 anos. Hoje Amanda está completando 10 anos. Quantos anos a mãe de Amanda tem?

3. Em uma escola o total de alunos é de 236, sabemos que desse total, 127 são meninas. Quantos meninos estudam nesta escola?

4. Quando um adulto está em repouso, seu coração bate 63 vezes por minuto. Quantas vezes o coração desta pessoa baterá em 15 minutos?

5. Um carteiro precisa entregar 280 cartas. Ele já conseguiu entregar 94 cartas em um mesmo edifício. Quantas cartas ainda faltam ser entregues?

6. A soma de dois números resulta em 567, sabendo-se que o menor valor deles é maior que 282. Quais são estes numeros?

7. Graça comprou 3 brinquedos, que custaram R$32,50 cada, para presentear seus 3 sobrinho. Quanto dinheiro ela gastou?

Propaganda molho de tomate

1-    Na frase Rende tanto que só fome de elefante para dar conta, a expressão grifada significa que o molho de tomate

(A)   dá para fazer muitos pratos.
(B)   é muito saboroso.
(C)   tem um sabor muito forte.
(D)   pode ser usado em qualquer receita.

2-    Por que a propaganda não usou a expressão "fome de leão no lugar de fome de elefante"?

(A)   Porque elefantes comem molho de tomate e os leões não.
(B)   Porque o elefante é o "garoto propaganda" da marca.
(C)   Porque elefante come mais que leão.
(D)   Porque elefante é mais dócil que leão.

3-    Observando imagem e texto da propaganda, pode-se afirmar que o molho de tomate pode ser usado

(A)   apenas em macarrão.
(B)   em poucos pratos.
(C)   apenas em carnes.
(D)   em diversas receitas.

4-    O objetivo dessa propaganda é

(A)   incentivar as pessoas a se alimentarem melhor.
(B)   aumentar o consumo de massas.
(C)   vender molho de tomate.
(D)   vender gibis da Turma da Mônica.

5-    Na frase "Rende tanto que só fome de elefante para dar conta.", o ponto final é usado para

(A)   expressar emoção.
(B)   enumerar situações.
(C)   finalizar uma idéia.
(D)   indicar dúvida.

domingo, 20 de julho de 2014

Vamos dividir

1)   Laura comprou 870 gramas de carne moída e vai dividir igualmente em 3 pacotes. Quantos gramas terão em cada pacote?


2)  Dona Marta comprou uma TV por 950 reais, nas seguintes condições: uma entrada de 250 reais e mais duas prestações de mesmo valor. Qual o valor de cada prestação?



3)  Karen tem 512 livros e quer distribuí-los igualmente em 4 estantes. Quantos livros Karen colocará em cada estante?

O PULO DO GATO


A raposa andava maluca para pegar o gato. Mas ela sabia como todo mundo sabe, que o gato é o maior mestre pulador e nem adiantava tentar agarrá-lo. Com um salto de banda, o danado sempre se safava. Decidiu então a raposa usar da esperteza. Chegou-se para o gato e propôs a paz:
             - Chega de correr atrás um do outro, mestre gato. Vamos agora viver em paz!
             - Não é bem assim, comadre raposa – corrigiu o gato. – Não é um que corre atrás do outro, é uma que corre atrás do outro,é a “uma”, que é a senhora, que corre atrás do “outro”, que sou eu…
            – Bom, de qualquer forma, vamos fazer as pazes, amigo gato. Como o senhor é mestre em pulos, proponho que, para celebrar nosso acordo de amizade, o senhor me dê um curso de pulos, para eu ficar tão puladora como o senhor. Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou! O gato aceitou e começaram as lições no mesmo dia.      A raposa era aluna dedicada e o gato ótimo professor. Ensinou o salto de banda, o salto em espiral, a cambalhota simples, a cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal, o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos quanto o gato.
            Decidiu então que já era chegada a hora de colocar em prática seu plano sinistro. No começo de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado! E o gato? Deu um volteio de banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por ele, indo esborrachar-se num toco de aroeira.
            Ainda tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e protestou:
            – Mas mestre gato, esse pulo o senhor não me ensinou!
- Não ensinei, nem ensino!Esse é o segredo que me salva de malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!
BANDEIRA,Pedro. Nova Escola,nº48.

Interpretação do texto
1. Qual é o título do texto?
___________________________________________________________________
2. Quem é o autor do texto?
___________________________________________________________________
3. Quem são os personagens do texto?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
4. Qual é o tema principal do texto?
___________________________________________________________________
5. Quantos parágrafos tem o texto?
___________________________________________________________________
6. Na frase: “com um salto de banda, o danado sempre se safava.” O que significa a palavra em negrito?
a)    esborrachava.
b)    livrava.
c)     Exibia
d)    prejudicava.
7. Qual a proposta feita ao gato pela raposa?
a)    viver cada um no seu canto.
b)     viver em paz.
c)    dividir os filés de rato.
d)    brigar para sempre.
8. O que o texto diz a respeito da raposa e do rato?
a)    medrosos.
b)    amigos.
c)    espertos.
d)    lentos.
9. Para quê a raposa se tornou aluna do gato?
a)    fazer as pazes com ele.
b)    conseguir uma chance de devorá-lo.
c)    distrair-se com ele.
d)    brincar, pois se sentia sozinho.
10. Por quê o plano da raposa não deu certo:
a)    agiu sem pensar.
b)    errou os pulos ensinados.
c)    confiou demais em sua esperteza.

d)    era uma aluna desatenciosa.