Justificativa:
Por sua natureza curiosa, a
criança aprende muito sobre o mundo, fazendo questionamentos, ouvindo fatos e
histórias relatados por seus familiares e também assistindo televisão, vídeos
folheando revistas, e jornais. Através dessa interação vai formando suas ideias
e conceitos sobre o mundo que a cerca.
Portanto, o tema Carnaval
será trabalhado na interdisciplinaridade
visando ampliar o conhecimento da criança, porém respeitando a individualidade e religiosidade de cada uma.
Objetivo geral:
Através deste projeto, levar a
criança a:
* Interessar-se e demonstrar
curiosidade pelo mundo social, buscando informações e confrontando ideias.
Objetivos Específicos:
* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do
mundo;
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não
confundir diversão com confusão;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Trabalhar o raciocínio e a memória;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e
formas;
* Trabalhar com sequência de numeração;
* Desenvolver a percepção usual do número;
* Trabalhar com psicomotricidade;
Conteúdos:
* texto sobre o Carnaval;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical
* Número e sistema de numeração
Estratégias:
*Música
* Poemas;
* Parlendas;
* Pesquisa;
* Dança,
* Desenho;
* Pintura;
* Festa de carnaval;
* Jogos diversos;
* Máscaras;
* Murais informativos;
* Atividades explorando a escrita de letras e números.
Avaliação:
A avaliação será realizada
permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado
o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é
difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Duração: 1 semana.
Público alvo: alunos do 1º
ano
Desenvolvimento
das atividades:
O projeto O carnaval do
Brasil, pode ser desenvolvido através da sua história, com atividades
específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas;
pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser
realizadas, com as crianças, atividades relacionadas que auxiliem no
esclarecimento e fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e
expressão através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação.
Explorar, também, a
matemática com objetivo de desenvolver conceitos matemáticos. E cantar músicas
de carnaval, pois é possível constatar que a maioria das crianças não conhece
as músicas apresentadas, mas todas aprendem com facilidade.
É preciso, portanto,
realizar momentos divertidos com muita música e dança.
Texto: O que é o carnaval
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
MÚSICAS:
Tanto riso! Oh!
Quanta alegria!
Mais de mil palhaços no salão.
Arlequim está chorando
Pelo amor da Colombina
No meio da multidão!
Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero mamar.
Dá a chupeta,
Dá a chupeta,
Dá a chupeta,
Pro bebê não
chorar.
JOGOS:
Bingo:
Com cartelas individuais explorando palavras cada criança
tem a oportunidade de jogar bingo.
Exemplo de palavras que podem ser exploradas:
·
Palhaço;
·
Alegria;
·
Salão;
·
Serpentina;
·
Colombina;
·
Fantasias;
·
Samba;
·
Máscara;
·
Desfile;
·
Mestre-sala;
·
Porta-bandeira;
·
Passista;
·
Bateria
PALHAÇO
|
ALEGRIA
|
SALÃO
|
SERPENTINA
|
COLOMBINA
|
FANTASIA
|
PALHAÇO
|
DESFILE
|
SALÃO
|
SERPENTINA
|
DESFILE
|
FANTASIA
|
PALHAÇO
|
ALEGRIA
|
SALÃO
|
SERPENTINA
|
COLOMBINA
|
BATERIA
|
PASSISTA
|
PORTA-BANDEIRA
|
SALÃO
|
SERPENTINA
|
COLOMBINA
|
MESTRE-SALA
|
MESTRE-SALA
|
PALHAÇO
|
DESFILE
|
COLOMBINA
|
BATERIA
|
ALEGRIA
|
ALEGRIA
|
DESFILE
|
COLOMBINA
|
SALÃO
|
FANTASIA
|
PALHAÇO
|
MESTRE-SALA
|
MESTRE-SALA
|
SERPENTINA
|
PALHAÇO
|
ALEGRIA
|
SALÃO
|
MESTRE-SALA
|
DESFILE
|
ALEGRIA
|
FANTASIA
|
SALÃO
|
DESFILE
|
SERPENTINA
|
BATERIA
|
MESTRE-SALA
|
DESFILE
|
PALHAÇO
|
SERPENTINA
|
ALEGRIA
|
SERPERNTINA
|
DESFILE
|
MESTRE-SALA
|
DESFILE
|
SALÃO
|
SALÃO
|
BATERIA
|
DESFILE
|
SERPENTINA
|
MESTRE-SALA
|
ALEGRIA
|
MÁSCARA
|
PALHAÇO
|
PASSISTA
|
DESFILE
|
MESTRE-SALA
|
SERPENTINA
|
MESTRE-SALA
|
BATERIA
|
PALHAÇO
|
FANTASIA
|
SALÃO
|
ALEGRIA
|
MESTRE-SALA
|
FANTASIA
|
SERPENTINA
|
COLOMBINA
|
ALEGRIA
|
MÁSCARA
|
MÁSCARA
|
SERPENTINA
|
SALÃO
|
PALHAÇO
|
BATERIA
|
MESTRE-SALA
|
ALEGRIA
|
PASSISTA
|
SAMBA
|
DESFILE
|
FANTASIA
|
PALHAÇO
|
MÁSCARA
|
BATERIA
|
|
COLOMBINA
|
PALHAÇO
|
SERPENTINA
|
DESFILE
|
ALEGRIA
|
SALÃO
|
MESTRE-SALA
|
SAMBA
|
SERPENTINA
|
BATERIA
|
PORTA-BANDEIRA
|
COLOMBINA
|
FANTASIA
|
PALHAÇO
|
SAMBA
|
SAMBA
|
SALÃO
|
SALÃO
|
SERPENTINA
|
MÁSCARA
|
MESTRE-SALA
|
MESTRE-SALA
|
PALHAÇO
|
BATERIA
|
PASSISTA
|
ALEGRIA
|
SERPENTINA
|
MESTRE-SALA
|
PASSISTA
|
ALEGRIA
|
SAMBA
|
SERPENTINA
|
BATERIA
|
SALÃO
|
COLOMBINA
|
PALHAÇO
|
DESFILE
|
MÁSCARA
|
SAMBA
|
SERPENTINA
|
PORTA-BANDEIRA
|
COLOMBINA
|
SALÃO
|
PALHAÇO
|
BATERIA
|
ALEGRIA
|
MESTRE-SALA
|
PORTA-BANDEIRA
|
MÁSCARA
|
BATERIA
|
SALÃO
|
DESFILE
|
BATERIA
|
MESTRE-SALA
|
PALHAÇO
|
SAMBA
|
SERPENTINA
|
BATERIA
|
SERPENTINA
|
PASSISTA
|
MESTRE-SALA
|
MÁSCARA
|
COLOMBINA
|
PASSISTA
|
MÁSCARA
|
DESFILE
|
SERPENTINA
|
PORTA-BANDEIRA
|
BATERIA
|
SAMBA
|
MÁSCARA
|
SERPENTINA
|
COLOMBINA
|
PASSISTA
|
ALEGRIA
|
SERPENTINA
|
MÁSCARA
|
PORTA-BANDEIRA
|
SAMBA
|
BATERIA
|
COLOMBINA
|
Máscaras:
Para colorir
Nenhum comentário:
Postar um comentário