A raposa andava maluca para pegar o gato. Mas ela sabia como
todo mundo sabe, que o gato é o maior mestre pulador e nem adiantava tentar
agarrá-lo. Com um salto de banda, o danado sempre se safava. Decidiu então a
raposa usar da esperteza. Chegou-se para o gato e propôs a paz:
- Chega de correr atrás um do outro, mestre gato. Vamos agora viver em
paz!
- Não é bem assim, comadre raposa – corrigiu o gato. – Não é um que corre
atrás do outro, é uma que corre atrás do outro,é a “uma”, que é a senhora, que
corre atrás do “outro”, que sou eu…
– Bom, de qualquer forma, vamos fazer as pazes, amigo gato. Como o senhor é
mestre em pulos, proponho que, para celebrar nosso acordo de amizade, o senhor
me dê um curso de pulos, para eu ficar tão puladora como o senhor. Pago-lhe
cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou! O
gato aceitou e começaram as lições no mesmo dia.
A raposa era aluna dedicada e o gato ótimo professor. Ensinou o salto de banda,
o salto em espiral, a cambalhota simples, a cambalhota-com-pirueta, o
duplo-mortal, o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles
aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos
quanto o gato.
Decidiu então que já era chegada a hora de colocar em prática seu plano
sinistro. No começo de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e deu um bote,
caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado! E o gato?
Deu um volteio de banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por ele, indo
esborrachar-se num toco de aroeira.
Ainda tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e protestou:
– Mas mestre gato, esse pulo o senhor não me ensinou!
- Não ensinei, nem ensino!Esse é o segredo que me salva de
malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!
BANDEIRA,Pedro. Nova Escola,nº48.
Interpretação do texto
1. Qual é o título do texto?
___________________________________________________________________
2. Quem é o autor do texto?
___________________________________________________________________
3. Quem são os personagens do texto?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
4. Qual é o tema principal do texto?
___________________________________________________________________
5. Quantos parágrafos tem o texto?
___________________________________________________________________
6. Na frase: “com um salto de banda, o danado sempre se safava.” O que significa a
palavra em negrito?
a) esborrachava.
b) livrava.
c) Exibia
d) prejudicava.
7. Qual a proposta feita ao gato pela raposa?
a) viver cada um no seu canto.
b) viver em paz.
c) dividir os filés de rato.
d) brigar para sempre.
8. O que o texto diz a respeito da raposa e do rato?
a) medrosos.
b) amigos.
c) espertos.
d) lentos.
9. Para quê a raposa se tornou aluna do gato?
a) fazer as pazes com ele.
b) conseguir uma chance de devorá-lo.
c) distrair-se com ele.
d) brincar, pois se sentia sozinho.
10. Por quê o plano da raposa não deu certo:
a) agiu sem pensar.
b) errou os pulos ensinados.
c) confiou demais em sua esperteza.
d) era uma aluna desatenciosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário