domingo, 20 de julho de 2014

Vamos dividir

1)   Laura comprou 870 gramas de carne moída e vai dividir igualmente em 3 pacotes. Quantos gramas terão em cada pacote?


2)  Dona Marta comprou uma TV por 950 reais, nas seguintes condições: uma entrada de 250 reais e mais duas prestações de mesmo valor. Qual o valor de cada prestação?



3)  Karen tem 512 livros e quer distribuí-los igualmente em 4 estantes. Quantos livros Karen colocará em cada estante?

O PULO DO GATO


A raposa andava maluca para pegar o gato. Mas ela sabia como todo mundo sabe, que o gato é o maior mestre pulador e nem adiantava tentar agarrá-lo. Com um salto de banda, o danado sempre se safava. Decidiu então a raposa usar da esperteza. Chegou-se para o gato e propôs a paz:
             - Chega de correr atrás um do outro, mestre gato. Vamos agora viver em paz!
             - Não é bem assim, comadre raposa – corrigiu o gato. – Não é um que corre atrás do outro, é uma que corre atrás do outro,é a “uma”, que é a senhora, que corre atrás do “outro”, que sou eu…
            – Bom, de qualquer forma, vamos fazer as pazes, amigo gato. Como o senhor é mestre em pulos, proponho que, para celebrar nosso acordo de amizade, o senhor me dê um curso de pulos, para eu ficar tão puladora como o senhor. Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou! O gato aceitou e começaram as lições no mesmo dia.      A raposa era aluna dedicada e o gato ótimo professor. Ensinou o salto de banda, o salto em espiral, a cambalhota simples, a cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal, o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos quanto o gato.
            Decidiu então que já era chegada a hora de colocar em prática seu plano sinistro. No começo de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado! E o gato? Deu um volteio de banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por ele, indo esborrachar-se num toco de aroeira.
            Ainda tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e protestou:
            – Mas mestre gato, esse pulo o senhor não me ensinou!
- Não ensinei, nem ensino!Esse é o segredo que me salva de malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!
BANDEIRA,Pedro. Nova Escola,nº48.

Interpretação do texto
1. Qual é o título do texto?
___________________________________________________________________
2. Quem é o autor do texto?
___________________________________________________________________
3. Quem são os personagens do texto?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
4. Qual é o tema principal do texto?
___________________________________________________________________
5. Quantos parágrafos tem o texto?
___________________________________________________________________
6. Na frase: “com um salto de banda, o danado sempre se safava.” O que significa a palavra em negrito?
a)    esborrachava.
b)    livrava.
c)     Exibia
d)    prejudicava.
7. Qual a proposta feita ao gato pela raposa?
a)    viver cada um no seu canto.
b)     viver em paz.
c)    dividir os filés de rato.
d)    brigar para sempre.
8. O que o texto diz a respeito da raposa e do rato?
a)    medrosos.
b)    amigos.
c)    espertos.
d)    lentos.
9. Para quê a raposa se tornou aluna do gato?
a)    fazer as pazes com ele.
b)    conseguir uma chance de devorá-lo.
c)    distrair-se com ele.
d)    brincar, pois se sentia sozinho.
10. Por quê o plano da raposa não deu certo:
a)    agiu sem pensar.
b)    errou os pulos ensinados.
c)    confiou demais em sua esperteza.

d)    era uma aluna desatenciosa.