terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MENINO MULTICOLORIDO






      

               Eu sou um menino multicolorido.
               É, eu sou de todas as cores por dentro.
              Sou misturado. Meu sangue é feito do sangue de muitas raças.
             Minha mãe disse que quem tem avós de raças diferentes é mis . . . mis . . . Esqueci! É um nome complicado. Prefiro pensar que sou multicolorido. Tenho sangue de francês, de negro, de espanhol e de índio. Por fora eu sou branquinho, de cabelo claro. Por dentro, sou europeu, preto, mulato, mestiço. Acho que é por esse motivo que eu gosto tanto dos índios do Brasil. Gosto deles porque eu sou um pedaço índio e porque eles estão deixando de ser índio por inteiro.     É que as pessoas brancas aqui do Brasil já faz tempo, que estão enganando e destruindo eles, os donos da terra. Eu vi na televisão os índios xavantes em Brasília. Eles estavam querendo que o presidente ajudasse todos eles a não desaparecerem. Fiquei muito aborrecido. Vai chegar o dia em que não vai ter mais índio no Brasil. Nesse dia, o Brasil vai ficar bem pequenino e não vai mais ser tão bonito, porque quem faz a nação são as pessoas da terra. Nesse dia, eu vou ficar triste para sempre. Sei que vou ficar branquinho de raiva.


                                                                                                                             Alberto Rodrigues Alves

 COMPREENSÃO DO TEXTO

1) “Eu sou um menino multicolorido.
É, sou de todas as cores por dentro.”
A palavra “cores” significa ____________________ . (raças)

2) Segundo o próprio menino, como ele era por dentro? (Ele era europeu, preto, mulato e mestiço.)

3) “Acho que é por esse motivo que eu gosto tanto dos índios do Brasil.”
Qual motivo a que ele se refere? (O motivo é que ele diz que tem sangue de índio.)

4) Segundo o texto, os índios estão deixando de ser índio por inteiro. Por que isso está acontecendo?
(Isso está acontecendo porque as pessoas brancas estão enganando e destruindo os índios.)

5) Os nossos índios vão acabar.
Transcrever o trecho que mostra as conseqüências desse fato para o Brasil.
(“Nesse dia o Brasil vai ficar bem pequenino e não vai mais ser tão bonito, porque quem faz a nação são as pessoas da terra.)

6) O menino fala da reação que terá diante do desaparecimento dos índios. Qual é essa reação?
(Ele diz que vai ficar triste para sempre e vai ficar branquinho de raiva.)

VIVENDO O TEXTO

1. Muitos brasileiros são descendentes de estrangeiros. E você?
2. Você também é a nação brasileira. Procure no texto uma frase que afirme isso e copie-a.
( ... “quem faz a nação são as pessoas da terra.”)
3. O texto diz que os índios são os verdadeiros donos da terra. Você concorda com isso? Por quê?
4. Trazer para a sala uma notícia atual sobre alguma situação vivida por índios no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário