sábado, 29 de agosto de 2009

Querida professora

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.”
Provérbios – 22:6
Querida professora, estou confiando meu filho aos seus cuidados durante esse ano letivo, mas com alguma preocupação e com certo grau de receio, próprios de um pai. Meu filho tem um bem precioso – seu espírito. Minha função tem sido estimulá-lo e protegê-lo.
Quero que faça o mesmo. Portanto, permita-me oferecer algumas sugestões que podem ajudá-la a compreender e apreciar meu menino e dar-lhe o tipo de orientação protetora que ele precisa nessa aventura conjunta que vocês iniciam.
Em primeiro lugar, peço que acima de tudo, acaricie e preserve seu espírito. Talvez ele não seja a criança mais inteligente da classe, mas seu espírito elevado será o mais radiante. Ele resplandece quando recebe elogios e estimulo. Murcha quando prevalecem o descrédito e a humilhação.
O espírito de meu filho poderá impulsioná-lo em direção a uma vida na qual aplicará toda sua energia com propósito, carinho e uma meta a ser conquistada ou em direção a um futuro de rotina e mediocridade. Quero que avance em direção aos desafios e não que se afaste deles. Quero que teste sua força contra as realidades cruéis da vida, imbuída de uma coragem interior que lhe garanta a capacidade de superar quaisquer obstáculos. Por favor, ajude o espírito de meu filho a crescer.
Um sentimento de autoestima está começando a surgir. Meu filho está começando a adquirir uma noção de si mesmo á medida que descobre quem é e do que é capaz. Entretanto, esse “eu” em desenvolvimento é frágil e caminha com passos vacilantes. Estimule-o á medida que inicia o caminho que deseja seguir, engatinhando quando deveria correr, comportando-se de forma passiva, quando você sabe que deveria liderar. Afinal, ele é jovem. Portanto a inconsistência é seu comportamento padrão.
Descubra suas habilidades, estimule suas capacidades, elogie suas conquistas e, ao mesmo tempo, identifique com tranqüilidade suas limitações. E ajude-o melhorar, evitando ou superando seja lá o que os obstáculos impeçam ou bloqueiem seu progresso. Ele sabe melhor do que você como superá-los. Por favor, ajude-o e proteja-o.
Meu filho chega em suas mãos ansioso por aprender coisas novas. Eu lhe peço, não o desaponte. Torne seus estudos estimulantes e agradáveis. Até hoje, sua vida tem se constituído principalmente de diversão. Suas experiências educacionais foram tão naturais quanto sua própria respiração. Por favor, mantenha o mesmo padrão. Dê prioridade ao que ele aprende, e não ao que você ensina, e transforme meu filho e seus colegas no foco de sua classe. Finalmente, ajude-o a descobrir a maravilha e o entusiasmo do autoconhecimento para que, ao final do ano, ele compreenda melhor o que pode e o que não pode pedir a si mesmo. Quero que deixe sua classe confiante em suas habilidades para o sucesso, mais competente como estudante e como pessoa, e mais bem preparado para subir o próximo degrau da escada educacional.
Esse ano, você será uma das pessoas mais importantes em sua vida. Ele imitará seus valores e padrões ou os rejeitará. Lembrará dessa professora pelo resto da vida ou a esquecerá, sentindo-se magoado pelo que você se recusou a lhe dar. Desejo sinceramente que você sela alvo de sua admiração – estarei ao seu lado. E, quando esse ano terminar, dê-lhe um abraço a agradeça-lhe por fazer parte de sua vida, como espero lhe agradecer por fazer parte da vida dele.

Com amor e esperança,
O pai

Querida família

Mais um ano se inicia e com ele muitas crianças estarão dividindo comigo o mesmo espaço. Gostaria pais, que sua participação fosse efetiva para que o meu trabalho fluísse de forma positiva. A partir desse momento suas crianças são minhas crianças, irei ser educadora, orientadora, confidente... só não posso me tornar mãe, pois esse papel irei executar em minha casa.
Senhores pais, ame suas crianças, mas ame-as muito, ao ponto de muitas vezes se anular por eles. Nunca se esqueçam que as habilidades, as capacidades e as conquistas que eles conseguirem virá antes de tudo através de vocês.
Pais, eu ficarei um ano com eles, mas vocês irão ficar com ele a vida toda.
Pensem nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário