sábado, 29 de agosto de 2009

Crise da água?

As principais fontes de água doce são os rios, os lagos, as lagoas e os lençóis freáticos, como é chamada a camada de água que fica sob o solo. Aqui no Brasil, essas fontes, que já são mal distribuído pelo território, sofrem também com a poluição.
Os rios estão com a qualidade de águas comprometidas. É que, ao mesmo tempo em que fazem uso das águas, as industrias lançam nelas toda a sujeira que acumulam enquanto estão trabalhando. Grande parte dessa sujeira é formada por substâncias venosas às plantas e aos animais. Por isso, vemos com freqüência peixes mortos em rios e lagos.
Alguns cientistas acreditam que o aumento do consumo de água doce somado à sua poluição são os fatores que mais vão colaborar para a redução desse liquido no nosso planeta. Pesquisadores avaliam que num futuro muito próximo alguns países doce do que por petróleo. E essa “crise da água “ poderá acontecer já no século 21.
Por isso, temos a importante tarefa de evitar o desperdício de água doce e reduzir a poluição. Não devemos também nos esquecer de recuperar o que já foi destruído. Será preciso muito trabalho para trazer de volta a qualidade desse liquido que se torna cada vez mais raro.
A grande preocupação dos cientistas é que, ao contrário de outros recursos, como o petróleo, para o qual existem meios de compensar a falta, a água doce não tem substituto. Então, é bom controlar a torneira!
Desconheço o autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário